Conselho valoriza os profissionais com mais de 30 anos de profissão

Em 2023, 147 arquitetos e urbanistas de Santa Catarina farão jus aos benefícios concedidos pelo CAU.

Publicado no dia

 

O CAU/SC quer prestar uma homenagem aos arquitetos e urbanistas formados há mais de 30 anos. Em Santa Catarina, 827 profissionais já se encontram neste patamar. Em 2023, mais 147 “veteranos” farão jus aos benefícios concedidos em nível nacional: 66 profissionais que estão completando 40 anos de registro, considerando o vínculo anterior com o CREA, serão isentos da anuidade, e 81 graduados há 30 anos passam a pagar a anuidade com 50% de desconto. Além da vantagem financeira, o CAU/SC também preparou cartões temáticos, para demonstrar o quanto carreiras longevas são um orgulho para o Conselho.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, em 1989, Giovani Bonetti se encontra nesta condição. São quase 35 anos de formado, desde que a concorrida faculdade era a única disponível, na área, em Santa Catarina. Alfabetizado aos 5 anos, quando entrou no Ensino Fundamental, Giovani percebeu ainda na infância o interesse pela arquitetura. Aos 10 anos, já criava maquetes e acompanhava de perto as reformas encomendadas pelos pais. Sob a influência de engenheiros e arquitetos – como o casal Ademar José Cassol e Carmem Vieira Cassol, sendo ela a primeira arquiteta mulher registrada no CREA/SC – Giovani confirmou a vocação, o que não assegurou seu ingresso na universidade.

Enquanto disputava uma vaga na UFSC, Giovani começou a estudar Direito, e com o tempo concluiu as duas graduações. Após um ano buscando referências no exterior, entre Malta e Barcelona, onde ele e a então esposa Taís Marchetti Bonetti foram aceitos como estagiários, Giovani, Taís e o estudante de arquitetura Mario André Bonetti abriram o escritório Marchetti + Bonetti. Inicialmente vinculado ao CREA, Giovani Bonetti contribuiu com a fundação do CAU/SC e integrou a primeira gestão 2012-2014. Como vice-presidente em duas gestões, chegou a assumir a presidência do Conselho, de forma interina.

Com a mesma verve associativista, já foi diretor do IAB/SC, presidente da AsBEA/SC e vice-presidente da AsBEA nacional. Aproximando-se dos 35 anos de profissão em plena atividade, Giovani é sócio do escritório MARCHETTIBONETTI +, arquitetura de residências, interiores e arquitetura comercial, ARK7 ARQUITETOS, arquitetura de edifícios, e KVARTIER DESIGN, para projetos urbanos. “A profissão ganhou uma aura de glamourização, pela ilusão de que a popularidade nas mídias sociais traduz o desempenho profissional – mas naquela época havia um real comprometimento com o desenho urbano. Da mesma forma, num projeto de interiores, não pode prevalecer a visão estética. É preciso considerar todas as suas funcionalidades,” pondera, reconhecendo a relevância de um Conselho de classe para regular uma profissão que impacta as cidades e a sociedade.

 

  • Publicado em 13.02.2023.
  • Acompanhe as notícias do CAU/SC em tempo real nos Stories do Instagram.

Deixe seu comentário