Desafios da democratização em pauta

Arquiteto e urbanista Alexandre Pedrozo faz palestra em SC

Publicado no dia

O arquiteto e urbanista Alexandre Pedrozo, durante sua palestra na sexta-feira, na Católica de Santa Catarina, falou sobre os desafios da democratização dos espaços urbanos e dos orçamentos públicos. Ele abordou, ainda, as funções sociais das cidades. Por quase uma hora, Pedrozo provocou uma reflexão aos participantes em relação aos profissionais que tem condições de desenhar uma boa cidade.

“O nosso problema é mais estrutural. A gente não tem os problemas na cidade brasileira hoje, por falta de planejamento, e sim, porque a gente tem perdido algumas disputas por esses espaços, seja na hora de implantar uma ciclovia, seja na hora de querer usar um instrumento pra tentar combater especulação de imóveis”, explicou.

Alexandre destacou principalmente que, para trabalhos de desenvolvimento urbano, a questão central é focar no que se quer resolver. Por ser uma referência importante, muitos exemplos citados durante a palestra foram de Curitiba, que, como qualquer outra cidade brasileira, não soube enfrentar a questão habitacional. “Uma cidade com déficit habitacional preocupante”, acrescentou.


Deixe seu comentário