Docentes e coordenadores de Santa Catarina se reúnem em seminário para discutir ensino de ética nas escolas de arquitetura e urbanismo

Evento promovido pelo CAU/SC é um projeto da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho

Publicado no dia

Cerca de 50 arquitetos e urbanistas que atuam como docentes reuniram-se nesta segunda-feira (13) para debater metodologias para o ensino de ética nas faculdades de arquitetura e urbanismo. O seminário ‘Ética nas Escolas’ foi desenvolvido pela Comissão de Ética e Disciplina (CED) e tem a promoção do CAU/SC, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali Florianópolis. Uma palestra com o arquiteto e urbanista Ronaldo Duschenes e uma série de esquetes teatrais fortaleceram o diálogo sobre o assunto.

O evento começou por volta das 9 horas com uma apresentação da Comissão, sua atuação e os procedimentos adotados para as denúncias por infração ao Código de Ética e Disciplina. Em seguida, o arquiteto e urbanista Ronaldo Duschenes, membro da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/PR, narrou um pouco da experiência e atuação paranaense. Em uma análise detalhada, o arquiteto e urbanista ainda apontou os diversos momentos em que, por desconhecimento dos profissionais, o Código de Ética e Disciplina sofre infrações. Ele ainda ressaltou a importância de se ter o assunto intensamente abordado dentro das escolas de arquitetura e urbanismo.

Duschenes também destacou que os Conselhos Estaduais devem ser atuantes nessa formação e lembrou que membros das comissões de Ética e Disciplina dos CAU/RS, CAU/PR e CAU/SC vêm se reunindo, a fim de padronizar metodologias análise e conciliações para denúncias protocoladas no órgão. “Essa troca é necessária para que todos consigam alinhar e propagar o entendimento do Código de ética, além de promover uma fiscalização sem brechas e ruídos” analisa.

À tarde, foi a vez da Cia de Teatro Vanguarda usar o humor para narrar algumas situações que infringem e são frequentemente analisadas pelas Comissões de Ética e Disciplina do CAU. No intervalo entre os esquetes, os participantes debateram soluções para diminuir a incidência dos delitos apresentados. O encerramento do seminário aconteceu por volta das 18 horas após um painel que analisou formas de ensinar a ética nas escolas.


Deixe seu comentário