Entidade integrante do CEAU emite carta contra o ensino à distância para graduação em Arquitetura e Urbanismo

Associação convida entidades, os professores, os estudantes e a sociedade civil a participar do debate sobre o ensino à distância da profissão

Publicado no dia

A ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), entidade integrante do CEAU (Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas) divulgou nesta sexta-feira (27) uma carta onde manifesta preocupação e discordância com a criação de cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo na modalidade EaD.

No documento, o órgão salienta que Arquitetura e Urbanismo é um ofício que tem seu exercício regulamentado por relacionar-se com a preservação da vida e bem-estar das pessoas, da segurança e integridade do seu patrimônio, e da preservação do meio ambiente. Dessa forma a entidade entende que, em função dessas características, sua formação exige acompanhamento não somente presencial, mas de forma muito próxima em atelieres, laboratórios, canteiros experimentais e outros espaços vivenciais.

A ABEA ainda reconhece que avanços na área de ensino a distância são importantes e se propõe a participar de um amplo debate público sobre seu alcance e suas limitações nas áreas de conhecimento que exigem formação teórico-prática e que podem ensejar risco à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.

Ao final da carta, a associação ainda convida entidades, os professores, os estudantes e a sociedade civil a participar desse debate e solicitar dos organismos reguladores do ensino a suspensão imediata do funcionamento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo à distância.

Confira a carta na íntegra aqui: Carta da ABEA.


Deixe seu comentário