Etapa preparatória do Forum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal

CAU/SC recebe no dia 19 de abril uma mesa-redonda que antecede o 9º FIPA

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CAU/SC recebe no dia 19 de abril uma etapa preparatória do Forum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal, o 9º FIPA. Promovido desde 2014, com municípios do Brasil e de Portugal sediando as edições, de forma intercalada, o FIPA será em São Luís, no Maranhão, mas Florianópolis foi selecionada para antecipar os debates. Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade e coordenadora-geral do Forum, Maria Rita Amoroso está entre os palestrantes do encontro.

Em sua etapa internacional, de 14 a 16 de junho, o 9º FIPA tem como tema a “Diversidade em diálogos permanentes”, e vai explorar as diferentes identidades da arquitetura e o necessário diálogo entre as comunidades técnica, científica e institucional. A abordagem será dividida em quatro eixos temáticos: Ações de conservação e salvaguarda em um patrimônio comum; projetos de reabilitação/conservação e salvaguarda para uma cidade sustentável e segura; do material ao imaterial: povos que se unem; e os diálogos e as influências múltiplas em torno da arquitetura. Na cidade-sede, São Luís, o centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, com uma morfologia urbana fortemente influenciada pelo estilo Pombalino, que remete ao período em que o Marquês de Pombal exercia o cargo de Primeiro Ministro de Portugal.

A etapa preparatória, em Florianópolis, consiste numa mesa-redonda com quatro painelistas e três Conselheiras do CAU/SC. Além de Maria Rita Amoroso, coordenadora-geral do Forum no Brasil, os temas serão abordados pelo professor Dalmo Vieira Filho, ex-presidente do IPUF, a historiadora Katia Bogea, que já foi presidente do IPHAN, e a socióloga da cultura Lelia Nunes, escritora membro da Academia Catarinense de Letras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As inscrições para o evento preparatório do FIPA, dia 19.04 no CAU/SC, estão abertas neste link aqui.

Saiba mais sobre o 9º FIPA, em São Luís (Maranhão), neste link aqui.

E COMPARTILHE PATRIMÔNIOS ARQUITETÔNICOS DA SUA CIDADE, MARCANDO O CAU/SC NOS STORIES, NO INSTAGRAM.

 

  • Publicado em 06.04.2023.

Deixe seu comentário