Publicado no dia

A mais antiga entidade de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros chega ao 100º aniversário. Em 26 de janeiro de 1921, nascia no Rio de Janeiro o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A programação do centenário inclui intervenções culturais em diversas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, a data será lembrada na fachada do Museu Nacional de Belas Artes, local exato onde o IAB foi criado. Também será realizada a 166ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com a participação de presidentes dos departamentos, direção nacional e comissões. A programação especial terá transmissão ao vivo pelas páginas do IAB no Youtube e no Facebook a partir das 13h20. Acompanhe!

“Pensamos uma ação que impactasse toda a sociedade, tendo a cidade como cenário e suporte da comunicação, a rua como lugar de diálogo, e a fachada do Museu Nacional de Belas Artes como ponto de partida”, afirmou a presidente nacional da entidade, Maria Elisa Baptista. A presidente destacou as motivações afetivas, culturais e políticas para a celebração. “Afetivas, pois éramos 27 engenheiros arquitetos reunidos para fundar o instituto, e hoje somos milhares em todo o país. Culturais, pois reuniram-se para a defesa da cultura nacional e a promoção da arquitetura como expressão extraordinária e legítima da brasilidade, e esse compromisso, atualíssimo, persiste até hoje. Políticas, pois o que nos define é a luta intransigente pela democracia e pela liberdade”, destaca Maria Elisa Baptista, lembrando que ao longo dos seus cem anos, o IAB “lutou contra duas ditaduras, formulou políticas públicas para habitação e gestão urbana, promoveu importantes concursos, mostras e bienais”.

Em Santa Catarina, o IAB completou 51 anos em outubro de 2020 e está organizado em oito regionais: Criciúma, Blumenau, Lages, Chapecó, Joinville, Litoral Norte (Bal. Camboriú), Brusque e Grande Florianópolis. “O Instituto de Arquitetos do Brasil é uma entidade que nos orgulha profundamente, por representar a nossa categoria junto aos poderes públicos, órgãos paraestatais e promover atividades culturais e técnicas sempre em prol da sociedade. Nestes 100 anos de existência, o IAB tem buscado promover o desenvolvimento pleno da arquitetura e do urbanismo, bem como dos seus profissionais, em todos os seus campos de atuação”, afirmou o presidente do IAB-SC, Arq. Luiz Alberto Souza.

A presidente do CAU/SC Patrícia Sarquis Herden parabenizou o IAB pelas “décadas empenhadas ao fortalecimento e reconhecimento da profissão no Brasil”. “Somos o que somos hoje em função dos dedicados colegas que desbravaram caminhos por vezes sinuosos e desafiadores. Que continuemos em sinergia sempre, colaborando com entusiasmo e otimismo para o bem comum”, afirmou a presidente.

Confira a programação completa do centenário do IAB:

13h20 – Abertura 166ª Reunião COSU – saudação da Comissão do Centenário
13h45 – Lançamento do Selo Comemorativo e da programação do Ano do Centenário.
Lançamento da plataforma ACERVO IAB
14h00 – Saudação da diretora Monica Xexéo, do Museu Nacional de Belas Artes
Manifestações Entidades e Autoridades convidadas
Manifestações Presidentes de Departamentos
14h45 – Entrega do Colar de Ouro ao Arquiteto Haroldo Pinheiro
15h10 – Homenagem ao Jornalista Vicente Wissenbach
15h25 – Leitura do “Manifesto IAB: Um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direito à cidade”, assinado pela Presidente Maria Elisa Baptista e por todos os ex-Presidentes Nacionais.
15h40 – Homenagem aos colegas vítimas da pandemia de Covid-19
17h30 – Abertura da exposição “IAB Centenário na Rua” no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
19h00 – Projeções urbanas e celebrações nas cidades brasileiras

Com informações do IAB e FNA

 


Deixe seu comentário