Lançamento do Concurso Público de Arquitetura lota a futura sede do CAU

Momento memorável na história do CAU/SC teve palestra da premiada Glória Cabral

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, na abertura do CAU Portas Abertas

 

Mais de 100 convidados acompanharam presencialmente, no dia 10 de agosto, o lançamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura, para a reforma das áreas nobres da sede própria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Na solenidade, a presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, destacou o ensejo de que o Edifício Diva, no Centro de Florianópolis, seja “a casa dos arquitetos” em Santa Catarina. “A sede própria do CAU é um sonho que sonhamos juntos. O que temos aqui é uma tela branca, e tenho certeza que vocês, arquitetos e urbanistas, vão querer se apropriar deste prédio e transformá-lo num espaço de uso coletivo. Aqui é um espaço para chamarmos de nosso, onde queremos acolher todos os arquitetos e urbanistas, nos aproximar da sociedade, dialogar com a rua e exercer o nosso compromisso de tornar a cidade mais humana”, enfatizou Patrícia, ao saudar a plateia.

 

Para marcar o lançamento, o CAU reservou dois andares da sua futura sede, na Avenida Rio Branco. Após o anúncio do Concurso, acompanhado por uma palestra da premiada Glória Cabral, os convidados puderam conhecer os seis andares do Edifício Diva e o potencial das áreas nobres que são objeto do “retrofit”. Em formato híbrido, o CAU Portas Abertas também atraiu mais de 80 espectadores à distância, na transmissão pelo canal CAUSCoficial no Youtube, onde o evento ficou salvo. Após a solenidade, o público comemorou este momento memorável na história do CAU/SC, ao som do Piano e Voz Dueto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gloria Cabral

 

 

Os aplausos também provaram a assertividade do CAU/SC na escolha da palestrante. Radicada no Brasil, Gloria Cabral construiu sua carreira no Paraguai, de onde conquistou o mundo com projetos que valorizam desde dejetos de obras até a matéria-prima local. Doutora Honoris Causa da Universidade de Asunción, Gloria foi selecionada para o programa Rolex Mentor e Protégé, como pupila de Peter Zumthor. Também venceu o Prêmio Moira Gemmill para mulheres emergentes na arquitetura, dentro da programação do Women in Architecture Awards, que consagra a Arquiteta do Ano.

 

Em parceria com outros profissionais, Glória alcançou os maiores reconhecimentos da área: o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza (2016) e o Global Award for Sustainable Architecture (2021). Na palestra, ricamente ilustrada por imagens “com a mão na massa”, ela apresentou os bastidores de cada projeto, deixando ao público do CAU Portas Abertas um legado de inspiração para inovar na escolha da matéria-prima, na relação da obra com a natureza e o entorno, e no efeito alcançado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A palestrante com os Conselheiros do CAU/SC

 

Após ser adquirido em 2022, o Edifício Diva foi apresentado à sociedade na comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista, em dezembro do ano passado. Desde então, o CAU/SC vem construindo o edital e buscando as documentações para que o projeto arquitetônico, para a reforma do prédio, seja definido por meio de Concurso Público. “Lançar um concurso desta magnitude em apenas meio ano, considerando as limitações de um órgão público, é um testemunho do empenho da nossa equipe, dos colaboradores e da Comissão responsável pelo concurso”, manifestou Patrícia, sobre o edital já disponível para consulta, neste link aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: DM Fotografias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Publicado em 11.08.2023.
  • A GALERIA DE FOTOS está disponível AQUI.

Deixe seu comentário