Publicado no dia

Carmem Seara Cassol, 86 anos, é uma das arquitetas pioneiras no estado de Santa Catarina e foi a primeira mulher a fazer o registro profissional de arquitetura no ano de 1965. Seus primeiros projetos foram feitos já em 1966. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), veio para Florianópolis tentar a vida de arquiteta junto ao marido Ademar José Cassol. Como a maioria das mulheres, tinha jornada múltipla de trabalho: escritório de arquitetura, funcionária pública federal, mãe e dona de casa. Também foi professora da UFSC e participou na criação e implementação do curso na instituição federal. 

As obras

Ela foi uma das arquitetas responsáveis pelo desenho do primeiro shopping de Florianópolis, o Beira Mar Shopping, na década de 1980. “Era um desafio, pois não tínhamos projetado um edifício tão grande e complexo. Com aquela bagagem, nos reunimos numa grande prancheta e iniciamos o traçado de um esboço. Ficou estabelecido que seriam três níveis de garagens com laje de cobertura e possibilidade de futura expansão”, contou.

Ela conta que, para valorizar a esquina da Rua Bocaiuva com a Avenida Mauro Ramos, foram desenhados dois painéis inclinados em vidro, fechando o vazio que existia, iluminando os três níveis, além de permitir a contemplação do visual da Baía Norte (foto: arquivo BMS).

A Residência Wilmar Becker, projetada por ela e seu marido, marcou o início da utilização do concreto aparente em edificações residenciais em Florianópolis. A Casa Cassol é outra importante obra do casal. Um importante exemplar da Arquitetura Moderna e que foi casa deles por muito tempo.


Sobre o Dia Internacional da Mulher

“Essa é uma data muito importante, pois a partir da sua criação as mulheres começaram a ser mais valorizadas.”

Esse texto foi escrito também com informações de:
Entrevista para o imagemdailha.com, em 27 de outubro de 2023
Livro Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna

 


Deixe seu comentário