No dia da mulher, CAU/SC apresenta arquitetas que se destacam pelo trabalho desenvolvido em Santa Catarina

Conheça cinco mulheres que com coragem, determinação, competitividade e muito trabalho trilham seu caminho em Arquitetura e Urbanismo

Publicado no dia

Cerca de 62% dos profissionais que atuam em arquitetura e urbanismo no Brasil, são mulheres. Essa porcentagem é equivalente a 89.867 mil profissionais dos 144.089 arquitetos e urbanistas ativos e registrados no CAU. Apenas 38% são homens (54.222). Esses números são ainda maiores se buscarmos profissionais com até 30 anos. Nesse cenário, arquitetas e urbanistas chegam a somar 73%. Uma predominância que cresce a cada ano uma vez que a parcela de mulheres entre os profissionais mais jovens é bem maior. Em Santa Catarina a matemática não é diferente. Ao todo, 4.554 mulheres somam 64% do total de arquitetos e urbanistas sendo 2.472 homens, pouco mais de 35% dos profissionais que atuam no Estado.

Mas, apesar dos números expressivos de arquitetas no mercado de trabalho, a representatividade e liderança feminina não traduz a mesma proporção. No entanto, algumas profissionais tem mostrado que estão dispostas a mudar essa estatística. Neste 8 de março, Dia internacional da Mulher, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina reuniu cinco mulheres que com coragem, determinação, competitividade e muito trabalho trilham caminhos capazes de remodelar o cenário e ampliar a representatividade feminina no âmbito profissional da arquitetura e do urbanismo.

Conheça as histórias

Juliana Castro: “Nosso papel é levar sutilezas para os espaços urbanos”
Andrea Triana: “Me move acreditar que podemos fazer mudanças significativas para as futuras gerações”
Marília Ruschel: “Fé na vida e paixão pela arquitetura”
Silvia Lenzi: “Foco no urbanismo e paixão pela profissão”
Mayara de Souza: “Não se trata do que pode ser construído, mas do que ela pode provocar nas pessoas”


Deixe seu comentário