Publicado no dia

Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Mais uma vez, incidentes ambientais evidenciam a falta de estrutura das nossas cidades. Pelo menos 14 municípios sofreram o impacto das enxurradas, alagamentos e deslizamentos provocados pelo intenso período de chuvas neste mês de janeiro. Três vidas foram perdidas em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil.

Em uma das ocorrências mais emblemáticas, houve o rompimento de uma das barragens utilizadas pela CASAN utilizada para depositar esgoto tratado na Lagoa da Conceição, na direção leste da Ilha de Santa Catarina. Residências e carros foram atingidos, moradores ficaram ilhados e a Avenida das Rendeiras, principal via de acesso da região, sofreu interdição. Segundo relatório divulgado pelo Departamento de Botânica UFSC, “o grande volume de esgoto tratado reservado na lagoa da CASAN, incrementado em matéria orgânica pelos processos fotossintéticos (…), ao ser despejado pontualmente e bruscamente, representa uma entrada altamente impactante de compostos químicos e componentes biológicos estranhos à Lagoa da Conceição”. Acesse o relatório.

O CAU/SC manifesta solidariedade a toda a população catarinense atingida e reitera a importância do planejamento nas nossas cidades para prevenir, evitar e enfrentar situações desta natureza.


Deixe seu comentário