Publicado no dia

Os avisos de combate aos focos do mosquito da dengue estão por todos os lugares. E esse texto é para lembrar que você também pode fazer sua parte.  O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do estado já estão atentos ao assunto desde o final do ano passado. Não é para menos, até o momento mais de 17 mil casos já foram registrados nas cidades catarinenses e está decretado estado de emergência em Santa Catarina. Entre um dos motivos do aumento dos casos da doença está a crescente urbanização não planejada.

Mas por que estamos escrevendo isso na página do Conselho de Arquitetura e Urbanismo? Dados de 2023 dizem que o segundo lugar com mais focos são os canteiros de obras, perdendo apenas para as residências. E é aqui que você entra, arquiteto e urbanista: para combater o mosquito, e as doenças que ele transmite, precisamos eliminar os locais com água parada.

Adicione o combate à dengue na rotina da sua obra

Uma vistoria por semana já é o suficiente para deixar sua obra livre dos focos do mosquito, já que o período de desenvolvimento da larva é de 7 a 10 dias. Apenas dez minutinhos podem ajudar a proteger sua equipe, você, suas famílias e a cidade onde a obra acontece. Vamos ajudar você nessa missão listando os principais locais que você precisa dar uma olhada. São eles:

– entulho de demolição;
– caixas-d’água;
– lonas;
– calhas;
– galões e latões;
– piscinas e fontes;
– ralos;
– latas, garrafas e tampinhas;
– sacolas plásticas;
– poço de elevador;
– capacetes.

Além de revisar, é importante que os recipientes sejam bem limpos. Essa ação evita que os ovos, que ainda possam estar ali, eclodam em contato com a água.

Planeje a proteção

Outras ações podem ser aplicadas no momento na estratégia de gerenciamento da obra. Com isso é possível prever e identificar possíveis criadouros. Algumas dicas:

– revise estoque de materiais a céu aberto;
– revise logística e depósito de resíduos;
– disponibilize repelente aos colaboradores;
– instrua sua equipe no combate à dengue;
– não deixe entulhos e outros materiais descartáveis espalhados na área da obra;
– drene água que acumula nas sapatas e no poço do elevador;
– tampe as caixas-d’água;
– estique bem as lonas que recobrem insumos como areia, cal, cimento e pedra brita, para evitar a formação de poças.

Alguém da sua equipe está com algum sintoma? Já para o médico!

O mosquito está presente em 182 municípios catarinenses, sendo 154 considerados infestados pelo mosquito. Para que esse controle seja atualizado, é importante que ao estar com algum sintoma a pessoa procure o atendimento médico para um diagnóstico clínico ou laboratorial adequado, mesmo que os sinais sejam leves. Os sintomas são:  febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.


Deixe seu comentário