Publicado no dia

“Para mim, reconhecer o espaço é reconhecer uma comunidade inteira” essa é uma das certezas de Riken Yamamoto, o vencedor do prêmio Pritzker de 2024. Com 78 anos, ele é o nono arquiteto japonês a ganhar o prêmio e não estava na lista dos chamados favoritos para levar esse que é considerado o nobel da arquitetura. Ele será oficialmente premiado durante a 46ª cerimônia do Prêmio Pritzker, em Chicago, no primeiro semestre deste ano.

Com uma sólida carreira de cinco décadas, a maioria de seus projetos estão localizados em grande parte no seu próprio país. Nascido em Pequim, na China, em 1945, o arquiteto mudou-se para Yokohama, Japão, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.  Seu portfólio inclui residências privadas, habitação pública, escolas primárias, edifícios universitários, instituições, espaços cívicos e planejamento urbano. Profundamente defensor da vida comunitária, Yamamoto afirma que o valor da privacidade tornou-se uma sensibilidade urbana, quando na verdade, os membros de uma comunidade deveriam sustentar-se uns aos outros.

“Uma das coisas que mais precisamos no futuro das cidades é criar condições através da arquitetura que multipliquem as oportunidades para as pessoas se reunirem e interagirem. Ao cuidadosamente emaecer a fronteira entre o público e o privado, Yamamoto contribui positivamente para além de encomendas para estimular as comunidades”, disse Alejandro Arvena, arquiteto chileno vencedor do Pritzker em 2016 e atual presidente do juri.


Prêmio Pritzker

Principal honraria da Arquitetura, o Prêmio Pritzker foi criado em 1979 por Jay Pritzker. Até hoje, dois arquitetos e urbanistas brasileiros conquistaram o título: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Conheça as obras de Rizen Yamamoto

Separamos algumas das obras de Yamamoto para você conhecer e também se inspirar.


Deixe seu comentário