Retomada das Câmaras Temáticas foi um dos destaques da 113ª Plenária Ordinária

A sessão pode ser conferida na página da instituição no YouTube

Publicado no dia

A proposta do Conselho Diretor para a retomada das Câmaras Temáticas foi um dos temas da 113ª Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) na sexta-feira, 12 de março. Foram apresentadas diretrizes para a instauração dessas Câmaras Temáticas com o objetivo de atender necessidades específicas e pontuais.

A abertura da 113ª Plenária foi conduzida pela presidente do CAU/SC, Patrícia Herden, e em seguida, o coordenador do Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SC (CEAU-CAU/SC) e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina (IAB-SC), Luiz Alberto Souza, entre outros assuntos, falou da importância de metas e esforços do CEAU para recompor entidades que discutam assuntos do interesse dos profissionais e do meio acadêmico.

Representantes das comissões também apresentaram suas metas e discussões de temas específicos como: Ensino à Distância (EAD) e as dificuldades enfrentadas neste momento da pandemia pela covid-19 (Comissão Ordinária de Ensino e Formação – CEF); superávit para o exercício de 2021, resultado, inclusive, da ausência de reuniões presenciais (Comissão Ordinária de Organização, Administração e Finanças – COAF); aprendizado com a Semana do Exercício Profissional e discussão sobre ações futuras (Comissão Ordinária de Exercício Profissional – CEP); aprovação de representações regionais de alguns municípios e a participação em evento futuro (Comissão Especial de Políticas Urbanas e Ambiental – CPUA); e encaminhamentos para a revisão de projeto de capacitações on-line por vídeo (Comissão Especial de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – CATHIS).

Patrícia Herden comentou sobre suas participações na plenária ampliada e a abordagem do Plano dos 100 dias e na reunião estadual com o CREA-SC, onde levantaram temas para ações conjuntas em 2022, como a realização de um evento em prol do BIM. Na sequência, teve a participação, com um vídeo previamente gravado, da conselheira federal Daniela Sarmento. Ela citou o Plano dos 100 dias, o trabalho intenso para o melhoramento do SICCAU, a importância da reflexão sobre equidade e a posição da mulher na arquitetura e pontuou a sua percepção de avanço sobre esse tema.

A suspensão das atividades presenciais em atendimento aos protocolos de prevenção à covid-19 também foi tema da 113ª Plenária e trouxe para o debate questões sobre o acesso às gravações das reuniões que têm a finalidade de dar suporte à elaboração das atas, relatórios e súmulas. Outras pautas discutidas foram: a homologação da deliberação que indeferiu a inclusão de titularidade complementar de Engenheiro de Segurança do Trabalho; a revogação da deliberação para regulamentar processos ético-disciplinares – o julgamento desses processos por videoconferência passa a ser regrado pelas normas gerais sobre reuniões virtuais do CAU/SC; e as sugestões feitas pelos conselheiros para que sejam apresentadas as dificuldades encontradas e possíveis soluções para melhoramento do SICCAU ao CAU/BR.

Nos momentos finais da 113ª Plenária, a vice-presidente, Silvya Caprario, parabenizou todos os participantes da Semana do Exercício Profissional do CAU/SC e a homenagem do CAU/SC para as arquitetas pioneiras catarinenses, elogiou a presidente Patrícia Herden pela condução na  Plenária, também fez menção ao conselheiro Newton Marçal Santos que destacou a importância de se ter uma postura positiva para que todos contribuam para o bom andamento da autarquia e ressaltou a relevância da retomada das câmaras temáticas.

Em seguida teve a apresentação das áreas internas: Assessoria Especial e Gerências Técnica, de Fiscalização e Administrativa e Financeira. Patrícia Herden encerrou com os agradecimentos.

A 113ª Plenária aconteceu em formato on-line e foi transmitida pela página da instituição no YouTube. Para conferir, acesse o link: https://youtu.be/wvPULXD83hQ.


Deixe seu comentário