Publicado no dia

A construção da igreja marcou o início da freguesia de São José da Terra Firme em 1750. Foi ao redor dela que a cidade cresceu. Quase três séculos depois o Centro Histórico segue o coração da cidade e uma região onde a arquitetura açoriana está preservada. Um passeio ao redor da Praça Hercílio Luz é praticamente um retorno aos séculos XVII e XIX por causa dos casarios e prédios nas cores vermelho, azul, bege e amarelo mantidos desde que foram fundados.

Há 274 anos 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel, instalaram-se no continente fronteiro à ilha de Santa Catarina. A praça da igreja matriz, e as edificações de seu entorno, contam a história da ocupação. Essa área da cidade foi estrategicamente escolhida, principalmente, por ter o ponto de melhor vista para o mar e a paisagem da orla. As palmeiras imperiais da Praça Hercílio Luz guarnecem até hoje o jardim central e a igreja. Perto da matriz estão o Beco da Carioca, a Casa da Cultura, o Sobrado da Família Gerlach (hoje a Biblioteca Municipal e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo), a Casa da Municipalidade e o Museu Histórico. Também é possível ver os sobrados, uma solução urbano arquitetônica bem comum nas vilas e cidades do Brasil Colonial. Eram prédios com moradia no segundo pavimento e comércio no térreo. Os lotes de esquina e mais próximos da praça eram disputados e prestigiados.

 

“A manutenção dessas arquiteturas em seus estados originais faz do Centro Histórico de São José um local de referência para a educação e o turismo”, afirma a conselheira e arquitete e urbanista Suzana de Souza. Ela ainda fala que a importância da manutenção das características dessas construções é premissa fundamental para projetos de restauração e manutenção das referências históricas da fundação dessa cidade. “Para que continue a ser objeto de pesquisa e educação patrimonial de gerações futuras”, completa.

São José é vizinho da capital Florianópolis, faz parte da região chamada Grande Florianópolis e é a quarta cidade mais populosa do estado. Na foto da capa deste material está o Theatro Adolpho Mello, o mais antigo de Santa Catarina e o terceiro teatro construído em terras brasileiras. Ele funciona desde 1854 somando 170 anos de história.

 


Deixe seu comentário