Publicado no dia

O vice-presidente do CAU/SC, o arquiteto e urbanista Luiz Alberto Souza, foi o responsável por fazer alguns alunos pensarem sobre os “Desafios Futuros das Cidades e da Arquitetura” na aula magna de abertura do período letivo da Universidade da Região de Joinville, a Univille.

Em um auditório lotado de estudantes e professores, na última terça-feira, dia 05/03, o vice-presidente explanou sobre como os profissionais da arquitetura e do urbanismo podem utilizar suas atribuições para melhorar as condições físicas das nossas cidades. Utilizando de bons exemplos existentes e testados em outros países, incentivou os futuros arquitetos a praticarem em seus projetos, uma arquitetura social, sustentável e inclusiva.

Entre os principais desafios para o futuro das cidades, Luiz Alberto defendeu a necessidade de mudanças na formação acadêmica e uma atuação política da categoria junto aos gestores públicos. “O fato é que nossas cidades pedem socorro. Estamos vivendo um momento global de mudanças sociais, climáticas e territoriais. É urgente que a sociedade e os gestores públicos compreendam que é preciso urgentemente mudar o rumo e o modelo de crescimento das cidades brasileiras. É inconcebível, que em pleno século XXI, as desigualdades socioespaciais ainda sejam uma realidade no Brasil”, comentou durante a aula.

Em sua fala, o vice-presidente ainda ressaltou a missão institucional do CAU, da importância da participação efetiva de seus registrados nas ações do Conselho e explicou sobre a função do CEAU, o Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas, órgão consultivo e de apoio às ações do Conselho.

A palestra contou a participação especial da vice-reitora, Prof.ª Drª Therezinha Novaes Oliveira, da coordenadora do curso, Arq. Amanda Máximo e do Geógrafo Dr. Naum Alves de Santana, que também atuou como mediador e debatedor do evento, e com diversos docentes do curso.


Deixe seu comentário