Comunicação CAU/SC

As inscrições de segundo lote do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos foram prorrogadas até 31 de julho, através do site www.21cba.com.br.  O evento ocorre de 09 a 12 de outubro em Porto Alegre,  promovendo o debate sobre Espaço e Democracia, com a presença de convidados especiais, como os arquitetos e urbanistas Ermínia Maricato e Paulo Mendes da Rocha.

Realizado pelo IAB/RS e correalização do CAU/RS, o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

Para isso, o 21º CBA conta em sua programação com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.

O evento contará com atividades em onze espaços da cidade: Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural da UFRGS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB, Teatro Dante Barone e Praça da  Alfândega.

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico. Os trabalhos a serem apresentados durante o Congresso serão divididos em três categorias – Projetos de Arquitetura e Urbanismo (somente para profissionais), Trabalhos Científicos (estudantes e profissionais) e Outras Práticas – e deverão estar inseridos em um dos principais subtemas propostos pelo 21º CBA. Os selecionados serão divulgados na quarta-feira, 24 de julho, através do site do evento.

Homenageada e programação

A homenageada desta edição do CBA é a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro.

O congresso receberá a arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora e ativista brasileira Ermínia Maricato.Também estão confirmados na programação Paulo Mendes da Rocha, Claudia Favero, Luiz Merino, Doris de Oliveira, Gisela Méndez, Leonardo Castriota, Jorge Mario Jáuregui, entre outros nomes que serão divulgados em breve.

Feira de Arquitetura

De 9 a 12 de outubro, o Congresso oferecerá uma Feira de Arquitetura, na Praça da Alfândega. A feira receberá empresas e instituições vinculadas à arquitetura, patrocinadores além de espaço expositivo de paineis de trabalhos e projetos sobre arquitetura e urbanismo e programação artística, tudo com entrada franca. A Praça da Alfândega ainda abre espaço para atividades abertas sobre arquitetura e urbanismo, com mesas e rodas de conversas abertas à comunidade. 

Para mais informações, acesse: www.21cba.com.br

Fonte: Organização 21CBA


Deixe seu comentário