Publicado no dia Categoria Palavra da Presidente

Que 2019 seja nosso ponto de mudança

Comunicação CAU/SC

Mais de 80% da população brasileira vive nas cidades, locais que concentram as demandas sociais e que são cenários de atuação do arquiteto e urbanista. Este contexto nos coloca diante do desafio de intervir sobre as demandas urbanas. Balizados pelo nosso olhar técnico, podemos propor soluções capazes de tornar as cidades mais humanas e sustentáveis.

Em seu terceiro mandato, o CAU/SC se empenha em consolidar o reconhecimento do profissional da arquitetura e urbanismo como agente estratégico a serviço da transformação do espaço urbano.  Nosso propósito é a defesa da sociedade pelo direito a arquitetura e urbanismo. Entendemos que nos cabe construir, a partir da organização interna desta autarquia, a mudança que desejamos para a sociedade,

Em 2018, alguns passos importantes nos colocaram em posição de responder a esta tarefa. Sob o ponto de vista administrativo, investimos na integração e no aperfeiçoamento tecnológico para agilizar processos, qualificar o atendimento e responder às atribuições legais. Da perspectiva política, ao eleger os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) como guia do Plano Estratégico do CAU/SC, os conselheiros e conselheiras da gestão 2018/2020 projetaram a ação do Conselho para um novo e potente patamar de atuação.

Por isso, 2019 é o ano de estender o alcance social das ações coletivas dos arquitetos e urbanistas sob a representação do CAU/SC. Em uma das nossas primeiras ações neste ano, estamos apresentamos aos legisladores catarinenses eleitos a Carta das Cidades, nosso manifesto em defesa de uma agenda que contemple uma política pública de um Planejamento Urbano Solidário e Inclusivo, alinhado com os compromissos dos ODS nas questões que tangem o tema. Nele, oferecemos a nossa contribuição técnica por meio de 53 propostas concretas fundamentadas em três pilares: Projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas, Governança urbana inovadora e Democratização da gestão dos territórios.

Esta primeira ação política simboliza a tônica da agenda do CAU/SC neste ano. Desejamos, ao final desta etapa, provocar um ponto de mudança na nossa história e evoluir a forma como a sociedade absorve a contribuição da profissão do arquiteto e urbanista.

As metas são ousadas e, na mesma medida, urgentes. Porém, possíveis desde que nossa ação seja organizada e coletiva. O CAU se constrói com a participação ativa da sociedade. Por isso, também estamos trabalhando para aprofundar os canais que permitem a participação efetiva dos/as arquitetos/as e urbanistas nas ações e no cotidiano do CAU/SC. Juntos e organicamente, podemos influenciar também as mudanças que a sociedade almeja.

 

Daniela Pareja Garcia Sarmento

Presidente – Gestão 2018/2020

 


Deixe seu comentário