Publicado em Categoria Sem categoria

Urban Sketchers retrata as ruas de Florianópolis

Comunicação CAU/SC

36° Encontro do Urban Sketchers Florianópolis

Pelas ruas da cidade, um grupo de apaixonados pelo desenho carrega seus cadernos, pincéis e aquarelas para ilustrar o que lhe chama atenção. Pode ser um prédio antigo, um quadro, um poste de luz. A beleza está em qualquer lugar, e o Urban Sketchers pode provar.

Os desenhos podem ser feitos com tintas e pincéis, ou simplesmente com lápis. | Foto: Sofia Dietmann
Os desenhos podem ser feitos com tintas e pincéis, ou simplesmente com lápis. | Foto: Sofia Dietmann

O Urban Sketchers é um movimento que nasceu em 2007 em Seattle (EUA) a partir da iniciativa do jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario. Ele criou uma comunidade online para compartilhar desenhos de rua. Hoje, os grupos estão espalhados em 240 cidades pelo mundo, sendo o Brasil o terceiro país com maior número de grupos oficiais.

Osmar Yang pintando com aquarela. | Foto: Sofia Dietmann

Em Florianópolis, o grupo está organizado desde 2016 e se reúne quinzenalmente com o objetivo de registrar um novo lugar, sob uma nova perspectiva, momentânea e respeitando a expressão individual.

Cada edição, totalmente gratuita e aberta, recebe novos e velhos conhecidos. Audrey dos Santos, advogada, frequenta os encontros há poucos mais de um ano e leva sua sobrinha Valentina, de 10 anos, que também adora desenhar: “O que mais me encanta nos encontros do USK é o contato com pessoas que têm os mesmos objetivos e ideais. Conheci vários artistas e isso é muito enriquecedor. Além disso, passamos a ter um novo olhar para a cidade, tanto no que diz respeito ao patrimônio histórico, como a integração das pessoas nesses ambientes”, observa Audrey.

Ivan Jerônimo, um dos organizadores do Urban Sketchers Florianópolis, ressalta que todos são bem vindos, seja qual for a familiaridade com desenho de observação: “No começo, os participantes ficam meio receosos, mas logo percebem que o que realmente conta é a experiência de se concentrar e desenhar na rua”. Os encontros são todos organizados pelo grupo público no Facebook. Cada edição recebe um evento online, onde é possível acompanhar os preparativos de cada um, com suas canetas, pincéis ou tablets.

Os desenhos chamaram a atenção do CAU/SC, que conheceu o trabalho via mídias sociais. A ideia de refletir, através de desenhos, sobre os espaços que frequentamos, despertou uma parceria entre o CAU/SC e o Urban Sketchers, que passará a utilizar esses desenhos em algumas publicações do Conselho, como uma forma de valorizar tanto o conteúdo produzido pelos membros do grupo, quanto a arquitetura catarinense.

Por que não utilizar a tecnologia para criar belos desenhos? | Foto: Sofia Dietmann
Desenho de Jony Coelho durante em encontro do Urban Sketchers | Foto: Sofia Dietmann

Deixe seu comentário